Perfil

Luciano Betiate

Luciano Betiate foi Conselheiro Tutelar por dois mandatos (seis anos) na cidade de Ibiporã, norte do Paraná, hoje, Luciano Betiate é escritor, palestrante, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos e temas relacionados à infância e juventude e ao Conselho Tutelar.

Nos últimos anos Luciano Betiate tem se especializado nos seguintes temas:

- Violência doméstica e intrafamiliar.

- Violência contra a criança, o adolescente, o idoso e a mulher.

- Pedofilia, violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

- Ato infracional praticado por crianças e adolescentes.

- Atribuições do Conselho Tutelar

- Atribuições Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente.


Suas palestras são apreciadas por profissionais das mais diversas áreas como: saúde, educação, assistência social, segurança pública, também alunos de cursos técnicos, pais, adolescentes e principalmente Conselheiros Tutelares e Conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente.

 

Luciano Betiate é o autor da maior bibliografia sobre Conselho Tutelar, somando hoje quatorze livros com tal temática. Desta forma, Betiate tem auxiliado na capacitação de Conselheiros Tutelares em todo país.

 

Estudioso do fenômeno da violência intrafamiliar e, em especial, de seus reflexos no cotidiano escolar, ele também tem capacitado professores no entendimento do fenômeno e na busca de soluções. Também tem falado às equipes médicas e de enfermagem, fato este que tem representado importantes mudanças no atendimento da vítima.


Suas publicações, palestras, seminários e oficinas têm como características principais a clareza e a objetividade. São também marcantes pelo bom humor e pelo uso intensivo de todo tipo de mídia: filmes, fotos, música e ilustrações.

 

Além de ter exercido o cargo de Conselheiro Tutelar por dois mandatos, Luciano Betiate também foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretário Municipal de Assistência Social, Diretor de Assistência Social e Coordenador do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social na cidade de Ibiporã – Paraná.

 

Atuando há mais de uma década na formação de Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito e demais atores do sistema de garantia de direitos, Luciano Betiate já esteve em mais de 400 municípios em 24 estados!

 

Betiate é constantemente consultado pela grande mídia nacional, como Rede Globo, Rede Record e SBT além de portais como TERRA, R7 e G1 e também por meios de comunicação governamentais como Rádio Câmara, Rádio Justiça e TV Senado sempre que o assunto são os Direitos da Criança e o Conselho Tutelar.

 

Realmente imperdível.